Avaliação Psicopedagógica

Avaliação Psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica pode ser realizada em qualquer momento do percurso escolar. Tem como objetivos avaliar o nível de desenvolvimento da criança ou adolescente, identificar os fatores que estejam a contribuir para um percurso escolar com dificuldades, determinar as áreas a intervir e desenvolver um plano de intervenção adequado às necessidades do aluno.
O relatório que descreve e sintetiza a avaliação psicopedagógica é um auxiliar imprescindível para muitos professores e educadores que, com o desejo de que os seus alunos consigam atingir o máximo do seu potencial durante o percurso escolar, procuram ajustar os seus métodos de ensino às características específicas de cada aluno.

A quem se destina

Crianças e adolescentes que apresentem dificuldades no processo escolar ou que tenham sido alvo de identificação de um sinal de alerta de dificuldades de aprendizagem

 

Áreas de avaliação psicológica

Nível intelectual (QI)

Eficiência intelectual global

Atraso de desenvolvimento

Alterações do comportamento
Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita e cálculo)
Dislexia
Disortografia
Discalculia
Necessidades Educativas Especiais
Hiperatividade e Défice de Atenção
Sobredotação
Debilidade mental
Avaliação de Maturidade Escolar (entrada no 1º ano)*

 Processo
Entrevista inicial e recolha de dados anamnésicos com o Encarregado de Educação
Psicometria – Aplicação de provas e testes psicológicos
Análise e interpretação de resultados
Relatório e transmissão dos resultados
Sugestões de tratamento

*Recomenda-se em situações de entrada condicional para a escola, de antecipação (em crianças que só completam 6 anos após 31 de dezembro), e de adiamento (quando a criança completa os 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro), quando se verificam alterações que justificam a permanência de mais um ano no Jardim de Infância. Pretende-se avaliar se a criança tem o conjunto de aptidões, intelectuais e emocionais, que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem sucedida. O prazo para entrega de requerimento na escola é 31 de maio.